segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Uruguaio abre fogo em hospital para imitar massacre nos EUA


Uruguaio abre fogo em hospital para imitar massacre nos EUA.

DA EFE
Um uruguaio de 18 anos causou pânico em um hospital particular da cidade de Paysandu ao disparar três vezes sem causar vítimas, supostamente para imitar o autor do massacre da sexta-feira em uma escola de Newtown (Estados Unidos).
Fontes da Polícia de Paysandu, cidade localizada a 378 a noroeste de Montevidéu, disseram neste domingo à agência Efe que o incidente aconteceu no sábado às 9h (horário local, 10h de Brasília) e que graças à "rápida" intervenção dos agentes, que em poucos minutos chegaram ao local e renderam o jovem, "não houve feridos".
O agressor é filho único de uma família de Paysandu, cursava estudos na Universidade do Trabalho do Uruguai e era um "bom estudante", assinalaram as fontes.
"Tirava boas notas mas não se integrava com os demais, sempre estava em seu mundo", explicaram.
A versão da polícia indica que o especialista legista que o examinou após o incidente determinou que sofre "de uma crise de delírio severa".
Tanto é assim que chegou a dar várias versões diferentes sobre o motivo de sua ação, uma delas que "quando viu o que aconteceu nos Estados Unidos, pensou que tinha que fazer o mesmo", em alusão ao assassinato de 26 pessoas perpetrado na sexta-feira pelo estudante Adam Lanza, de 20 anos, em uma escola de Newtown, em Connecticut.
Por esse motivo, disse o estudante uruguaio, se dirigiu às instalações da universidade, mas ao dar-se conta que estavam fechadas por ser sábado, caminhou quatro quadras até o prédio de uma clínica particular.
Entrou no banheiro e fez um primeiro disparo para se assegurar que a arma funcionava. O segundo disparo foi contra um policial aposentado que se aproximou da área onde estava o jovem e de quem a bala passou muito perto da cabeça.
O terceiro foi contra o teto, enquanto os pacientes da clínica deixavam assustados o lugar e instantes antes de a polícia chegar e o deter.
Em uma segunda declaração o jovem uruguaio afirmou que sua intenção era na realidade se suicidar e em uma terceira "também disse que era um discípulo de Bin Laden, que ele está vivo e que continua enganando a todos", segundo as autoridades.
"Cada vez que é interrogado diz outra coisa", acrescentou a polícia à agência Efe.
O jovem foi levado a uma clínica psiquiátrica após sua detenção e permanecerá lá "durante uma semana com custódia policial" até determinar seu estado de saúde mental.

Serão realizados nesta segunda-feira os dois primeiros dos 20 funerais para as crianças mortas no massacre na escola Sandy Hook


Serão realizados nesta segunda-feira os dois primeiros dos 20 funerais para as crianças mortas no massacre na escola Sandy Hook, ocorrido na última sexta (14) na cidade de Newtown (Connecticut), nos Estados Unidos.
Noah Pozner e Jack Pinto serão enterrados na tarde desta segunda.
Noah, que completou seis anos no mês passado, foi a vítima mais jovem. O rabino da família disse que encorajou a mãe do menino a se concentrar em seus outros quatro filhos em seu período de luto.
Jack, também de seis anos, era um lutador que amava esportes. O jogador do time de futebol americano New York Giants, Victor Cruz, jogou na noite de domingo com o nome do garoto estampado em suas chuteiras e luvas.
Todas as crianças tinham entre seis e sete anos. A diretora da escola, a psicóloga e quatro professores também foram mortos, além da mãe do atirador, Adam Lanza.
As vítimas foram lembradas no domingo à noite em uma cerimônia ecumênica de pouco mais de uma hora, a qual teve a presença do presidente Barack Obama. Em discurso em um ginásio na cidade de Newton, ele falou sobre o fracasso do país em proteger seus filhos e pediu por mudanças em resposta ao massacre.
"Não podemos mais tolerar isso. Essas tragédias têm que acabar. E para acabar com elas, precisamos mudar", disse, acrescentando que ele iria juntar autoridades policiais, professores, profissionais de saúde mental e outras pessoas para estudar a melhor maneira de parar com a violência.
"Nenhuma lei, nenhum conjunto de leis pode eliminar o mal do mundo ou prevenir todo ato de violência sem sentido em nossa sociedade", ele disse. "Mas isso não pode ser uma desculpa para não agir."
Obama disse que, nas próximas semanas, vai usar "todo o poder que o cargo tem" em um esforço "direcionado a prevenir mais tragédias como essa".
"Nós não podemos aceitar acontecimentos assim como uma rotina. Estamos realmente preparados para dizer que não temos poder face a uma carnificina como essa? Que a política é difícil demais? Estamos preparados para dizer que uma violência como essa contra nossas crianças ano após ano após ano é de alguma maneira o preço da nossa liberdade?"

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21/11/2012 15h43 - Atualizado em 21/11/2012 19h11 Advogado da mãe de Eliza diz ter fechado acordo com Macarrão José Arteiro atua como assistente de acusação durante o júri em Contagem. Ele afirmou que ofereceu proteção e redução de pena.

O advogado José Arteiro Cavalcante Lima, que representa a mãe de Eliza Samudio, disse nesta quarta-feira (21) ter fechado um acordo com o réu Luiz Henrique Ferreira Romão, de apelido Macarrão. "O Macarrão vai confessar tudo, a parte dele, do Bruno e do Bola", disse. O defensor atua como assistente de acusação no júri popular sobre o desaparecimento e morte da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes. Lima afirmou que, em troca, ofereceu proteção a Macarrão e redução de pena. "Para ele vai ser muito bom", disse o advogado.

O júri popular do caso Eliza Samudio começou nesta segunda-feira (19) com cinco réus no Fórum de Contagem, mas três deles vão a júri posteriormente, após a juíza determinar desmembramento: o goleiro Bruno Fernandes, a ex-mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues, e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. A sessão está prevista para março de 2013. Os réus Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do atleta, e Macarrão, continuam sendo julgados.

Perguntado por jornalistas sobre o assunto da longa conversa que teve com Macarrão dentro do tribunal, Lima respondeu que não tem nada para esconder. "Na verdade, eu fiz uma proposta pra ele [Macarrão], porque ele foi abandonado. Essas alturas o Bruno tá aí com 50 advogados e ele só está com um. A proposta é que ele abra a bronca toda, fala onde é que tá o corpo, sobre o Bruno, que o Bruno tem a participação, foi o Bruno que mandou”, disse.
Lima ainda assegurou que Macarrão  não agiu sozinho. "Não quero ver o Macarrão preso numa coisa que ele não mandou fazer, entendeu. Que ele foi apenas, como disse ele, o jagunço", afirmou. O assistente de acusação explicou que propôs ajuda para que Macarrão não corra nenhum tipo de risco e disse que vai “requerer da Justiça que dê proteção” ao preso. Macarrão está detido na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele é julgado por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver.
Procurado pelo G1, a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) explicou que a confissão é considerada atenuante, mas não cabe ao advogado negociar a redução de pena, já que esta é determinada pela juíza quando o corpo de jurados decide pela condenação. O ato de confessar o crime favorece o acusado, segundo o professor de direito penal da PUC Minas Marcelo Peixoto. "Está previsto no Código Penal, é um atenuante da pena. Então, se um acusado confessa um crime, necessariamente, o juiz deve atenuar sua pena por ter confessado o crime”, disse.
Quanto à inclusão em programas de proteção, o pedido deve ser encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), mas o órgão esclarece que não é feita a inclusão de réus presos. O acusado pode requerer se estiver em liberdade.
Júri de Bruno é adiado
O julgamento do goleiro Bruno foi desmembrado e adiado para 4 de março de 2013, segundo decisão da juíza Marixa Fabiane, anunciada nesta quarta. O goleiro foi retirado do plenário para ser levado novamente para a penitenciária Nelson Hungria. O júri continua para dois outros réus no processo de cárcere privado e morte de Eliza: Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro.
Inicialmente, a juíza havia anunciado que o novo júri ocorreria em janeiro. Mas ela afirmou, depois, que há dificuldade para conseguir jurados para compor o Conselho de Sentença neste mês, e que fevereiro tem poucos dias, em razão do Carnaval.
O adiamento foi concedido pela juíza a pedido da defesa de Bruno. O advogado Francisco Simim, que defendia o goleiro, apresentou um documento transferindo seus poderes a outro defensor, Lúcio Adolfo. Chamado de substabelecimento sem reserva de poderes, o documento pediu a substituição de Simim por Adolfo, que alegou não conhecer o processo para pedir o adiamento.
O corpo de defesa afirmou logo no início da sessão, por volta de 9h40, que o novo defensor precisa de prazo para ler o texto da ação. "Eu preciso de mais tempo para estudar esse processo", disse Adolfo no plenário.
Na terça-feira (20), o goleiro Bruno já havia tentado adiar o júri, com um pedido de destituição de seus advogados Rui Pimenta e Francisco Simim. A juíza Marixa aceitou o pedido de saída de Pimenta, após o jogador alegar que não se sentia seguro para continuar com ele, e negou o de Simim.
A juíza afirmou que "não obstante haver claras evidências de manobra, por outro lado também é verdade que o documento que foi apresentado a mim foi de substabelecimento", justificando sua decisão. "Estou acolhendo o pedido da defesa para conceder ao advogado prazo para o conhecimento do processo", disse ela.
O promotor Castro afirmou que o pedido dos advogados de Bruno foi uma manobra para adiar o júri e que eles atentam "contra quem quer trabalhar". O Código Penal, lembrado pelo promotor, prevê multa de dez a 100 salários mínimos por abandono de processo que não for por motivo imperioso.
Castro criticou a medida adotada pela defesa do goleiro em plenário. "Algumas das defesas, sob a capa da astúcia e da bravata, só manobram", disse. O promotor pediu ainda que os advogados "dignifiquem a advocacia" e "respeitem a Justiça".
Para o novo advogado de Bruno, a ação não foi uma manobra. "Eu tomei conhecimento do processo hoje, a juíza autorizou que eu pegasse uma cópia do processo. Vou me dedicar e vou me preparar para uma defesa que vá de encontro com as necessidades" do goleiro, disse ele.
Questionado pelos jornalistas, Adolfo perguntou: "Vocês acham que neste ambiente tenso é possível se fazer um julgamento justo?", referindo-se ao júri instalado desde segunda-feira.
Para ler mais sobre o Caso Eliza Samudio, clique em g1.globo.com/minas-gerais/julgamento-do-caso-eliza-samudio/. Siga também o julgamento no Twitter e porRSS.

domingo, 18 de novembro de 2012

CERCA DE MIL BRASILEIROS ESTAO EM AREA DE RISCO


Cerca de mil brasileiros estão em área de risco
DE SÃO PAULODE JERUSALÉM
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, dos 10 mil brasileiros que vivem hoje em Israel, menos de mil se encontram nas áreas próximas à faixa de Gaza.
A região é considerada de risco por ser alvo dos ataques de foguetes disparados pelo Hamas.
O Itamaraty diz que a embaixada em Tel Aviv mantém contato por telefone com os brasileiros em área de risco -muitos deles vivem no kibutz Bror Chail, que o chanceler Antonio Patriota visitou em outubro.
"Há 50 famílias de brasileiros vivendo em torno de Gaza. Oferecemos um albergue em Tel Aviv. Ninguém até agora se dispôs a deixar sua casa", disse o conselheiro Roberto Parente, cônsul em Tel Aviv.
A missão entrou em contato com brasileiros que moram fora da área de risco, pedindo que recebam em casa cidadãos do país que residem perto de Gaza.
O paulista Nathan Galkovitz, morador de Bror Chail, disse à Folha que os moradores do kibutz estão em alerta em razão dos ataques. "Ninguém sai de casa. Na noite passada fomos acordados às 3h por uma sirene", afirmou Galkovitz, cuja filha foi morta em 2005 após ser atingida por um foguete vindo de Gaza.
O embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, lamentou a situação dos moradores do kibutz e defendeu a ação israelense.
"Há anos os membros desse kibutz são vítimas dos bombardeios diários do Hamas", disse Eldad, que divergiu da estimativa do Itamaraty, afirmando que cerca de 5 mil brasileiros vivem na região.
"A população israelense está debaixo de uma chuva de foguetes e Israel precisa fazer algo para proteger seus cidadãos."
O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, diz que também há brasileiros em Gaza, e que os ataques de Israel ameaçam "todos que estão na região".

Israel destrói sede do governo em Gaza; Egito tenta um cessar-fogo


Israel destrói sede do governo em Gaza; Egito tenta um cessar-fogo
Governo israelense coloca 75 mil reservistas de sobreaviso para possível operação por terra
Ao menos 42 palestinos e três israelenses morreram desde o início da ofensiva, na última quarta-feira
MARCELO NINIODE JERUSALÉM
A aviação israelense ampliou ontem sua ofensiva na faixa de Gaza com ataques ao quartel-general do grupo islâmico Hamas, em meio aos esforços do Egito para obter um cessar-fogo.
Entre os prédios destruídos por Israel, está o escritório do primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, onde ele recebera na sexta-feira o premiê egípcio, Hisham Qandil.
Ao menos 42 palestinos e três israelenses morreram desde o início da ofensiva, na quarta. Israel colocou 75 mil reservistas de sobreaviso para possível ação terrestre.
Na noite de ontem, o presidente do Egito, Mohamed Mursi, disse que seu governo estava em contato com israelenses e palestinos e que um cessar-fogo poderia ser declarado "em breve".
O governo israelense admitiu que havia negociações em curso sob mediação dos egípcios. O premiê, Binyamin Netanyahu, teria dito a líderes estrangeiros estar pronto para um cessar-fogo se o Hamas concordasse em parar com os lançamentos de foguetes, segundo o jornal "Haaretz".
De acordo com a imprensa israelense, a condição do Hamas é que Israel se comprometa a suspender as execuções de líderes do grupo no futuro. O governo israelense, segundo os relatos, rejeitou.
Ontem, o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, subiu o tom das declarações e disse que, se entrar em Gaza, o Exército "tem que ir até o fim". Já o ministro do Interior, Eli Yishai, afirmou, segundo a imprensa israelense, que a operação visa "mandar Gaza de volta à Idade Média".
Gaza viveu o quarto dia de forte bombardeio, que deixou as ruas desertas e o comércio fechado, sob o impacto frequente dos mísseis. O Exército israelense disse que mais de 200 alvos foram atacados, incluindo túneis usados para contrabando na fronteira egípcia, depósitos de armas e 120 lançadores de foguetes.
Batizada em hebraico de "Coluna de Nuvem", nome inspirado em passagem do Antigo Testamento, a ofensiva de Israel é a maior em Gaza desde a guerra de 2008-09, que durou 22 dias e terminou com 1.300 palestinos e 13 israelenses mortos.
O objetivo da operação é atingir a capacidade militar do Hamas e restaurar a paz no sul do país, que, nas últimas semanas, foi atingida por centenas de foguetes, sustenta o governo de Israel.
Já o Hamas e outros grupos islâmicos prometeram continuar a responder com foguetes à "agressão sionista". Ontem, o sul de Israel continuou sob o fogo da artilharia disparada a partir de Gaza.
Mais de 200 projéteis foram disparados em poucas horas. Um deles deixou cinco feridos ao atingir uma área residencial da cidade de Ashdod.
Embora Israel diga que seus ataques à infraestrutura do Hamas são "cirúrgicos", metade dos mortos em Gaza é de civis, incluindo oito crianças e uma grávida, segundo o grupo.
O Hamas voltou a mirar Tel Aviv, onde soou o alerta para proteção. Mas o foguete foi interceptado por Israel.
Nos últimos dias, Tel Aviv e Jerusalém foram alvo de ataques pela primeira vez em décadas, levando o Hamas a comemorar a mudança no equilíbrio estratégico a seu favor.
Desde o início da ofensiva, militantes palestinos já lançaram mais de 400 foguetes contra Israel, só 27 atingiram áreas urbanas. O sistema Domo de Ferro interceptou 240.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Africanos são suspeitos de roubo a posto de gasolina em Santa Inês


Africanos são suspeitos de roubo a posto de gasolina em Santa Inês

Os dois foram presos e liberados nesta quarta-feira (14), pela PRF.
Polícia investiga se os R$ 209 mil apreendidos são resultado de roubo.

A Polícia Federal informou que aguarda a documentação dos africanos para verificar a situação deles no país ou a apresentação deles para possível instauração de inquérito, em caso de crime de competência federal.
Os dois africanos, presos nesta quarta (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e liberados no mesmo dia, são os principais suspeitos de terem roubado dinheiro de um posto de gasolina, em Santa Inês.
Fodop Pierre e Bsenami viajavam em um táxi, em direção a São Luís, quando foram detidos no posto da PRF, em Itapecuru Mirim. Eles estavam com o equivalente a R$ 209 mil e disseram que o dinheiro seria utilizado na compra de cabelos, que seriam enviados para a França.
O inspetor da PRF que fez a apreensão chegou a levar os estrangeiros para a Delegacia de Itapecuru, mas eles acabaram sendo liberados por falta de provas. Segundo a policia, só depois da liberação é que chegou a informação de que os africanos poderiam ser suspeitos de ter levado o dinheiro de um posto de gasolina de propriedade do mesmo empresário que teria alugado um apartamento para os suspeitos, em Santa Inês.

Africanos são suspeitos de roubo a posto de gasolina em Santa Inês




MP denuncia prefeito eleito de Cipó

              DO BAHIA TODO DIA | 15/11/2012 | 15H20

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro Almeida, denunciou nas esferas cível e criminal o prefeito eleito de Cipó, a 241 km de Salvador, Romildo Ferreira dos Santos (PSD); o vice-prefeito eleito, Carlos Roberto Silva; o vereador eleito Vinícius Antônio Silva Santos; o ex-vereador Gilberto Onofre Gonçalves Anunciação; além dos candidatos não eleitos Anderson Fonseca Souza e Pedro Francisco dos Santos; dentre outras pessoas. Eles são acusados por compra de votos, coação de eleitores e destruição de propagandas eleitorais de adversários políticos.

De acordo com a denúncia, os 13 acusados integram uma quadrilha que utilizou o sisal para corromper eleitores, a chamada "Quadrilha do Fiapo". Caso a Justiça acate o pedido do MP, os candidatos eleitos podem ter seus registros cassados.

De acordo com o promotor Pablo Almeida, investigações realizadas pelo MP constataram que mais de 500 votos foram comprados pela quadrilha, que utilizava como moeda de troca a fibra do sisal resultante das sobras de tecidos da indústria têxtil. O material, conhecido como fiapo, é muito utilizado na cidade, sobretudo pela indústria moveleira e por artesãos. Cada eleitor corrompido recebia de 20 a 100 quilos de fibra e, além do fiapo, a quadrilha distribuía materiais de construção e dinheiro em espécie.

"Apuramos nas investigações que a prática já aconteceu em eleições anteriores, por isso descobrir essa quadrilha é tão importante", ressaltou o  promotor, acrescentando que, para comprovar os crimes, o MP requereu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, que acabaram por apreender grande quantidade de fardos de fiapo. Dentre os eleitores surpreendidos com o material, alguns chegaram a confessar o crime.

A promotoria destaca ainda que, além do papel punitivo, as ações possuem um caráter eminentemente pedagógico, para desestimular outros candidatos em futuros pleitos de adotarem as mesmas práticas de corrupção eleitoral. Por fim, o promotor de Justiça ressaltou que quem vende seu voto também pratica crime, estando sujeito à mesma pena de quatro anos de prisão que se aplica aos que compram os votos. Com informações do MPE/BA

MP denuncia prefeito eleito de Cipó

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Morte de Alex Alvez por falencia multipla de orgãos


Clube alemão lamenta a morte do atleta, que faleceu aos 37 anos, vítima de leucemia. Alex Alves deixa na lembrança dos torcedores alemães um belo gol marcado em 2000.
O ex-jogador de futebol Alex Alves morreu aos 37 anos, vítima de leucemia, nesta quarta-feira (14/11). O atleta, que havia abandonado o futebol em 2010, faleceu pela manhã na cidade de Jaú, no estado de São Paulo. Ele estava internado desde setembro para tratar a doença, diagnosticada meses antes. A morte foi confirmada pelo Hospital Amaral Carvalho.
Profissional desde 1992, Alex Alves estreou aos 18 anos na equipe principal do Vitória. Mais tarde foi contratado pelo Palmeiras, clube pelo qual seria campeão brasileiro em 1994. Outros clubes que defendeu foram o Juventude, a Portuguesa e o Cruzeiro.
Foi no clube de Belo Horizonte que o atacante se destacou ao participar das conquistas da Taça Libertadores (1997), da Supertaça Sul-Americana (1998) e do Campeonato Mineiro (1998), marcando, no total, 27 gols em 41 jogos.
Ida para a Alemanha
Seu desempenho no Cruzeiro despertou o interesse do Hertha Berlim, clube que representou entre 2000 e 2003, na sua primeira experiência fora do Brasil. Em 2000 ele foi distinguido com o gol do ano da Bundesliga após marcar numa vitória de 4 a 2 sobre o Colônia. Ele fez o gol do meio do campo, após o Hertha reiniciar a partida depois de levar um gol. Pelo Herta, Alex Alves fez 25 gols em 81 jogos.
O diretor esportivo do Hertha Berlim, Michael Preetz, disse estar muito abalado com a morte do atleta. “Aqui no Hertha tínhamos a esperança de que a situação dele melhorasse graças ao tratamento com células-tronco e que ele pudesse superar essa situação”, afirmou Preez. “Nossos sentimentos estão com a família.”
De volta ao Brasil, Alex Alves passou por Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Vitória, Boavista do Rio de Janeiro, Fortaleza, voltou à Europa para representar os gregos do Kavala e pendurou as chuteiras jogando pelo modesto União Rondonópolis.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A casaçao


Ostracismo Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que o ex-ministro José Dirceu pegará uma pena de mais de 10 anos de prisão por seu envolvimento no núcleo político do mensalão, um grupo de parlamentares do PT que pretendia convidá-lo para fazer uma palestra em Salvador decidiu cancelar o evento. O argumento é que o momento não é oportuno para a vinda de Dirceu à Bahia em viagem partidária, apesar de não haver, pela frente, nenhuma eleição, o que poderia ser absolutamente negativo para os nomes que estivessem concorrendo. Fato é que o ex-todo-poderoso ministro do governo Lula não é mais aquele, depois da condenação, ou seja, começa a provar o gostinho do verdadeiro ostracismo.
SugestãoRepercutiu e não foi pouco o artigo publicado ontem na Tribuna pelo deputado federal João Carlos Araújo (PSD) defendendo o nome de Otto Alencar para o governo em 2014, ao lembrar que o PT deveria ouvir o conselho do governador Jaques Wagner (PT) de pensar em abrir mão da cabeça de chapa se quiser manter seu grupo unido.
RoyaltiesA votação da redistribuição dos royalties do petróleo na plataforma marítima continua rendendo desgaste à imagem dos parlamentares que votaram contra a proposta aprovada na Câmara Federal na semana passada. A justificativa dada, segundo os deputados que votaram com o governo, é que o objetivo era destinar 100% dos royalties para a educação, o que a proposição final não reservava. Em contraponto, porém, um dos que aprovaram é taxativo: se passasse com a reserva de 100% para a educação, apenas Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo seriam beneficiados, sem redistribuição.
Bom humorSegundo o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, a brincadeira do governador Jaques Wagner, que o apresentou, juntamente com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, à presidente Dilma Rousseff como candidato a governador em 2014, foi uma amostra da espirituosidade de Wagner. Em entrevista à rádio Tudo FM, Gabrielli ainda completou: disse que a presidente levou na esportiva e não comentou a provocação.
Popularidade Quem fez o maior sucesso no sábado à noite na Feira da Fraternidade foi o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). Descoberto por populares, Neto, que estava acompanhado apenas da família, foi convidado a se levantar para tirar fotos com quem teve a oportunidade de posar ao seu lado. Curioso é que a criançada, na faixa dos 12 anos, foi a que mais solicitou o prefeito eleito.
ViagemE por falar em ACM Neto, a semana vai ser de descanso para o prefeito eleito de Salvador. Depois de uma rotina estafante durante a campanha eleitoral e duas semanas preparando a equipe de transição entre as administrações do Palácio Thomé de Souza, o democrata embarcou para uma viagem que termina apenas no dia 19. Não foram fornecidos detalhes sobre o destino do prefeito eleito.
PagamentoO deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, se reuniu na tarde desta segunda-feira com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Paraíso, e obteve a garantia de que o débito de aproximadamente R$ 7 milhões com as clínicas particulares que atendem pelo SUS na capital baiana será liquidado entre esta terça e quarta-feira (13 e 14) e que o chamamento público, resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, deve ocorrer até o dia 15 de dezembro. Alan Sanches na semana passada cobrou por duas vezes em plenário da Assembleia Legislativa que a secretaria municipal de Saúde mostrasse uma solução para os impasses.
Brasil Ainda não se entende por que a Assembleia Legislativa simplesmente evita apurar as denúncias contra o Instituto Brasil, uma ONG sobre a qual pesam denúncias pesadíssimas com envolvimento, inclusive, de parlamentares da base do governo.
Mais saúdeO presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, José de Arimatéia (PRB), associado aos parlamentares do colegiado decidiu lançar a campanha “Assine + Saúde”. A mobilização, iniciada no Legislativo de Minas Gerais, pretende reunir 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco estados.
Visita O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Elson Santiago, membro do recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN), visitou ontem a Assembleia Legislativa da Bahia e ficou impressionado com o tamanho da estrutura da Casa estadual. Acompanhado do deputado estadual Major Wherles Rocha (PSDB), ele foi recebido pelo presidente interino Leur Lomanto Jr. (PMDB).
Comenda A procuradora Geral do Município, Angélica Guimarães, será homenageada pela Câmara de Salvador com a Comenda Maria Quitéria. A cerimônia está marcada para o dia 22 de novembro, às 19h, no Plenário Cosme de Farias, e trata-se de uma iniciativa do vereador Paulo Câmara (PSDB).
Cotado O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota (PMDB), nome cotado para participar do governo de ACM Neto, em Salvador, também está sendo lembrado para assumir a presidência do Esporte Clube Vitória - é só ver o twitter dele.
FunasaO colunista de O Globo Ilimar Franco publicou a informação de que o superintendente da Funasa na Bahia, William Dell’osso, foi demitido ontem em retaliação ao apoio do ex-ministro Geddel Vieira Lima ao líder da oposição no Congresso Nacional, ACM Neto, na eleição da capital baiana. Segundo Franco, Dell’osso fora indicado pelo vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Para o lugar foi nomeada a petista Glenda Barbosa de Melo. Por enquanto, ninguém desmentiu ter sido uma reação.
CâmaraAinda não emplacou completamente, mas nos bastidores fala-se que o tucano Paulo Câmara deve ser confirmado nas próximas semanas como o candidato à presidência do Legislativo com nome mais forte – e com mais chances de levar a melhor na eleição entre os pares. O apoio do PMDB, anunciado via Twitter pelo cacique Geddel Vieira Lima, foi apenas mais um empurrão para a candidatura que já tomava corpo. Até agora vai dando Câmara na Câmara.
AusteridadeUm governo de austeridade total, muita visibilidade e controle dos gastos públicos com obras e serviços para a população, é o que garante o prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, deputado Eures Ribeiro (PV), que acaba de instalar a Comissão de Transição para saber a real situação em que se encontra a Prefeitura para as primeiras medidas a serem adotadas a partir de 1º de janeiro de 2013, data de sua posse. O deputado vem dividindo a sua atividade parlamentar com contatos com os titulares das diversas secretarias estaduais e órgãos federais com os quais a prefeitura mantém relacionamento, em busca de relações e soluções para Bom Jesus da Lapa, visando com isto fortalecer o início de sua gestão, para responder aos apelos da população que o elegeu com uma ampla maioria de votos.
EsperaFora da Câmara Federal após o retorno dos titulares, Sérgio Barradas Carneiro e Emiliano José esperam para ser reaproveitados pelo governo da Bahia em alguma função estratégica. Apesar da expectativa, comenta-se nos bastidores que, além dos futuros ex-prefeitos Moema Gramacho e Luiz Caetano e da futura ex-vereadora Olívia Santana, eles também podem ficar de fora do rearranjo do secretariado de Jaques Wagner.
PreguiçaDepois de denúncias de moradores da região do Centro Histórico e das imediações da avenida Contorno, a vereadora Andrea Mendonça (PV) prometeu questionar, junto ao Ministério Público, a requalificação da praia da Preguiça proposta pela Bahia Marina. Segundo lideranças comunitárias, a praia ficará fechada ao acesso ao público, terminando com um dos últimos redutos da população da área naquele trecho da cidade.
TerrasA regularização fundiária de terras públicas estaduais, rurais e devolutas ocupadas por Comunidades Remanescentes de Quilombos e de Fundos e Fechos de Pastos está em pauta na Assembleia Legislativa. Relator do Projeto de Lei, de origem do Executivo, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) disse ontem que a peça já tramita na Casa e que a proposta pretende conceder direito real de uso do terrirório a uma vertente de povos tradicionais. “Esse direito é um grande avanço do Estado e uma conquista destas comunidades tradicionais”, avaliou.
Tiro o chapéuO líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), tirou o chapéu para várias personalidades, durante o programa “Pra quem você tira o chapéu”, na rádio Subaé AM de Feira de Santana. O petista disse que Colbert era seu “amigo pessoal” e destacou “ser uma pena” que ele tivesse ido para o lado adversário. Sobre João Durval, Zé Neto lembrou que ele o apoiou para senador em 2006, mas o apoio não teria sido retribuído em 2012, quando o petista foi candidato à prefeitura de Feira. “Mas é bom lembrar que o senador teve um papel importante na história da política de Feira de Santana, tanto do ponto de vista do estado quanto do próprio município, nas construções todas que ele trouxe, e isso não se apaga”.
Campanha A deputada Luiza Maia (PT) lançou, ontem, no plenário da Assembleia, uma campanha para que a UPB tenha, pela primeira vez na história, uma mulher no cargo máximo da entidade. Direta, a petista pediu o apoio dos colegas, dirigindo-se especialmente aos que possuem ligação direta com gestores no interior, para a socialista Maria Quitéria Mendes, prefeita reeleita de Cardeal da Silva, que atualmente ocupa a vice-presidência da UPB.

sábado, 10 de novembro de 2012

Brasil criará mais empregos em 2013, prevê Brizola Neto


A aceleração da economia brasileira deve contribuir para a criação de mais de 1,5 milhão de empregos no próximo ano, de acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. "Se neste ano, que foi um ano difícil, conseguimos um saldo positivo de mais de 1,5 milhão de empregos, a tendência para o ano que vem é de um resultado melhor", afirmou ele, que preferiu não estabelecer um número específico porque o cálculo não seria baseado em uma análise científica. Neste sábado, o ministro participa em São Paulo de uma reunião entre trabalhadores e empresas responsáveis pela construção de um polo da cadeia do petróleo em Suape (PE).

Caso a projeção de Brizola Neto se confirme, a situação de pleno emprego registrada em algumas regiões metropolitanas, casos de Porto Alegre (3,6% de desemprego), Belo Horizonte (4%) e Rio de Janeiro (4,4%), deve se expandir ao longo do próximo ano. Conforme o conceito internacional, lembrou o ministro, o pleno emprego é representado por taxas de desemprego ao redor de 4%. "A expectativa é de que esse quadro de pleno emprego, que hoje é realidade nas regiões metropolitanas, se espalhe e vire uma realidade em todo o País", destacou Brizola Neto.

Para enfrentar possíveis problemas de escassez de mão de obra, o ministro defendeu o investimento na qualificação de mão de obra e o avanço da inovação dentro das empresas. O direcionamento do investimento para essas áreas transferiria o debate sobre o custo de trabalho para o custo de produção, na visão do ministro. Dessa forma, as empresas brasileiras ampliariam sua competitividade.

O investimento em qualificação e inovação também contribuiria para estimular a geração de empregos, o que beneficiaria diretamente a demanda doméstica e os negócios da indústria, do comércio e de serviço. "Ao alimentarmos esse ciclo virtuoso e incluirmos os trabalhadores no mundo dos direitos com emprego formal, você também inclui diversos consumidores na economia nacional e com isso aumenta a demanda por serviço e por novos produtos", afirmou Brizola Neto.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, ponderou que não é plausível o Brasil atingir o pleno emprego apenas nas áreas de serviços e comércio e sofrer com taxas declinantes na indústria. "Todo país que se desenvolveu tem a indústria forte. Por isso continuamos brigando para fazer com que a indústria continue crescendo e, para isso, a presidente tem que baixar impostos e juros", alertou o sindicalista, que também participa do encontro na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego de São Paulo. "Com isso podemos alcançar o pleno emprego, com empregos de qualidade e altos salários", complementou.

Brasil criará mais empregos em 2013, prevê Brizola Neto


O representante dos trabalhadores afirmou que continuará a defender a redução da jornada de trabalho para 40 semanais, sem redução de salário, além de reajustes para aposentados e o setor público. Para equacionar a situação de maior demanda por trabalhadores e o pleno emprego, Paulo Pereira da Silva também defendeu o aumento da qualificação dos trabalhadores. "Ontem mesmo estivemos com o governador (de São Paulo, Geraldo Alckmin), para montarmos um grande centro de qualificação na área de saneamento", exemplificou.

Greve

O presidente da Força Sindical também participa das negociações sobre o impasse entre trabalhadores e funcionários das obras da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, em Pernambuco. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado (Sintepav-PE), Aldo Amaral, a classe patronal não estaria cumprindo uma cláusula negociada anteriormente que previa a equiparação salarial de trabalhadores de mesmas funções. O sindicato estima que as negociações afetam aproximadamente 50 mil trabalhadores, em greve desde o dia 30 de outubro. Cálculos não oficiais sinalizam que a equiparação salarial traria um gasto adicional de aproximadamente R$ 30 milhões por ano para as empresas responsáveis pelas obras do complexo.

Além do encontro em São Paulo neste sábado, está prevista para a próxima segunda-feira uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) para discutir o impasse. Os trabalhadores agendaram para a próxima terça-feira uma assembleia para deliberar sobre o resultado dos encontros.

sábado, 10 de novembro de 2012 13:21 China atingirá meta de expansão de 7,5%



sábado, 10 de novembro de 2012 13:35

China atingirá meta de expansão de 7,5%


A forte desaceleração econômica da China terminou depois que o comércio e gastos dos consumidores melhoraram em outubro, mas a segunda maior economia do mundo não está pronta para uma recuperação e os exportadores enfrentam condições difíceis, afirmou Zhang Ping, diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, em inglês), a principal agência de planejamento econômico do país. A economia chinesa deverá conseguir atingir a meta de crescimento de 7,5% estabelecida pelo governo neste ano, segundo Zhang.
Os comentários ecoam declarações de analistas do setor privado que disseram que a atividade econômica está melhorando, mas a recuperação da mais forte desaceleração da China desde a crise financeira mundial de 2008 será gradual e fraca. "Os números indicam uma tendência óbvia de estabilização da economia chinesa", afirmou Zhang. "Isso dito, não devemos baixar a guarda", disse ele. "Nossa conclusão é que a base não é sólida o suficiente para uma recuperação da economia chinesa e, portanto, temos de intensificar os nossos esforços."
Zhang não deu nenhuma indicação sobre quais novas iniciativas que Pequim pode considerar. O governo cortou as taxas de juros duas vezes neste ano e está injetando dinheiro na economia através de maiores gastos com a construção de aeroportos e outras obras públicas e investimento por empresas estatais. Mas evitou um grande estímulo após a sua enorme resposta à crise de 2008 elevar a inflação.
As declarações de Zhang foram feitas durante o 18.º Congresso do Partido Comunista, que anunciará ao longo da próxima semana a próxima geração de líderes políticos na China. As informações são da Associated Press.

Cirurgião dentista do Tocantins concorre a presidência da ABO Nacional



Cirurgião dentista do Tocantins concorre a presidência da ABO Nacional

Região Norte do país é o local mais visado para crescimento econômico
Da Redação

No dia 23 de novembro vai acontecer a eleição para escolha do novo presidente da Associação Brasileira de Odontologia Nacional (ABO), em Florianópolis. Luiz Fernando Varrone presidente da Associação Brasileira de Odontologia seção Tocantins (ABO-TO) é um dos candidatos a presidência da Associação Nacional.
Luiz Varrone tem Jander Ruela Pereira como seu vice e juntos vão concorrem com mais uma chapa. As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação da ABO.

Segundo Varrone atualmente a região Norte do país é o local mais visado para crescimento econômico, mas as indústrias do ramo odontológico não tem percebido isto. “As empresas da área odontológica ainda não enxergam o Norte como uma região para investimento. O foco deles ainda é a região Sul e Sudeste”, disse o candidato.

De acordo com a assessoria de comunicação da ABO, Varrone falou que se alcançar a presidência pretende mostrar o Tocantins para os colegas de profissão de outros estados e despertar o interesse das indústrias em investirem no Estado.


Cirurgião dentista do Tocantins concorre a presidência da ABO Nacional

Região Norte do país é o local mais visado para crescimento econômico
Da Redação

No dia 23 de novembro vai acontecer a eleição para escolha do novo presidente da Associação Brasileira de Odontologia Nacional (ABO), em Florianópolis. Luiz Fernando Varrone presidente da Associação Brasileira de Odontologia seção Tocantins (ABO-TO) é um dos candidatos a presidência da Associação Nacional.
Luiz Varrone tem Jander Ruela Pereira como seu vice e juntos vão concorrem com mais uma chapa. As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação da ABO.

Segundo Varrone atualmente a região Norte do país é o local mais visado para crescimento econômico, mas as indústrias do ramo odontológico não tem percebido isto. “As empresas da área odontológica ainda não enxergam o Norte como uma região para investimento. O foco deles ainda é a região Sul e Sudeste”, disse o candidato.

De acordo com a assessoria de comunicação da ABO, Varrone falou que se alcançar a presidência pretende mostrar o Tocantins para os colegas de profissão de outros estados e despertar o interesse das indústrias em investirem no Estado.