terça-feira, 13 de novembro de 2012

A casaçao


Ostracismo Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que o ex-ministro José Dirceu pegará uma pena de mais de 10 anos de prisão por seu envolvimento no núcleo político do mensalão, um grupo de parlamentares do PT que pretendia convidá-lo para fazer uma palestra em Salvador decidiu cancelar o evento. O argumento é que o momento não é oportuno para a vinda de Dirceu à Bahia em viagem partidária, apesar de não haver, pela frente, nenhuma eleição, o que poderia ser absolutamente negativo para os nomes que estivessem concorrendo. Fato é que o ex-todo-poderoso ministro do governo Lula não é mais aquele, depois da condenação, ou seja, começa a provar o gostinho do verdadeiro ostracismo.
SugestãoRepercutiu e não foi pouco o artigo publicado ontem na Tribuna pelo deputado federal João Carlos Araújo (PSD) defendendo o nome de Otto Alencar para o governo em 2014, ao lembrar que o PT deveria ouvir o conselho do governador Jaques Wagner (PT) de pensar em abrir mão da cabeça de chapa se quiser manter seu grupo unido.
RoyaltiesA votação da redistribuição dos royalties do petróleo na plataforma marítima continua rendendo desgaste à imagem dos parlamentares que votaram contra a proposta aprovada na Câmara Federal na semana passada. A justificativa dada, segundo os deputados que votaram com o governo, é que o objetivo era destinar 100% dos royalties para a educação, o que a proposição final não reservava. Em contraponto, porém, um dos que aprovaram é taxativo: se passasse com a reserva de 100% para a educação, apenas Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo seriam beneficiados, sem redistribuição.
Bom humorSegundo o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, a brincadeira do governador Jaques Wagner, que o apresentou, juntamente com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, à presidente Dilma Rousseff como candidato a governador em 2014, foi uma amostra da espirituosidade de Wagner. Em entrevista à rádio Tudo FM, Gabrielli ainda completou: disse que a presidente levou na esportiva e não comentou a provocação.
Popularidade Quem fez o maior sucesso no sábado à noite na Feira da Fraternidade foi o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). Descoberto por populares, Neto, que estava acompanhado apenas da família, foi convidado a se levantar para tirar fotos com quem teve a oportunidade de posar ao seu lado. Curioso é que a criançada, na faixa dos 12 anos, foi a que mais solicitou o prefeito eleito.
ViagemE por falar em ACM Neto, a semana vai ser de descanso para o prefeito eleito de Salvador. Depois de uma rotina estafante durante a campanha eleitoral e duas semanas preparando a equipe de transição entre as administrações do Palácio Thomé de Souza, o democrata embarcou para uma viagem que termina apenas no dia 19. Não foram fornecidos detalhes sobre o destino do prefeito eleito.
PagamentoO deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, se reuniu na tarde desta segunda-feira com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Paraíso, e obteve a garantia de que o débito de aproximadamente R$ 7 milhões com as clínicas particulares que atendem pelo SUS na capital baiana será liquidado entre esta terça e quarta-feira (13 e 14) e que o chamamento público, resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, deve ocorrer até o dia 15 de dezembro. Alan Sanches na semana passada cobrou por duas vezes em plenário da Assembleia Legislativa que a secretaria municipal de Saúde mostrasse uma solução para os impasses.
Brasil Ainda não se entende por que a Assembleia Legislativa simplesmente evita apurar as denúncias contra o Instituto Brasil, uma ONG sobre a qual pesam denúncias pesadíssimas com envolvimento, inclusive, de parlamentares da base do governo.
Mais saúdeO presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, José de Arimatéia (PRB), associado aos parlamentares do colegiado decidiu lançar a campanha “Assine + Saúde”. A mobilização, iniciada no Legislativo de Minas Gerais, pretende reunir 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco estados.
Visita O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Elson Santiago, membro do recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN), visitou ontem a Assembleia Legislativa da Bahia e ficou impressionado com o tamanho da estrutura da Casa estadual. Acompanhado do deputado estadual Major Wherles Rocha (PSDB), ele foi recebido pelo presidente interino Leur Lomanto Jr. (PMDB).
Comenda A procuradora Geral do Município, Angélica Guimarães, será homenageada pela Câmara de Salvador com a Comenda Maria Quitéria. A cerimônia está marcada para o dia 22 de novembro, às 19h, no Plenário Cosme de Farias, e trata-se de uma iniciativa do vereador Paulo Câmara (PSDB).
Cotado O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota (PMDB), nome cotado para participar do governo de ACM Neto, em Salvador, também está sendo lembrado para assumir a presidência do Esporte Clube Vitória - é só ver o twitter dele.
FunasaO colunista de O Globo Ilimar Franco publicou a informação de que o superintendente da Funasa na Bahia, William Dell’osso, foi demitido ontem em retaliação ao apoio do ex-ministro Geddel Vieira Lima ao líder da oposição no Congresso Nacional, ACM Neto, na eleição da capital baiana. Segundo Franco, Dell’osso fora indicado pelo vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Para o lugar foi nomeada a petista Glenda Barbosa de Melo. Por enquanto, ninguém desmentiu ter sido uma reação.
CâmaraAinda não emplacou completamente, mas nos bastidores fala-se que o tucano Paulo Câmara deve ser confirmado nas próximas semanas como o candidato à presidência do Legislativo com nome mais forte – e com mais chances de levar a melhor na eleição entre os pares. O apoio do PMDB, anunciado via Twitter pelo cacique Geddel Vieira Lima, foi apenas mais um empurrão para a candidatura que já tomava corpo. Até agora vai dando Câmara na Câmara.
AusteridadeUm governo de austeridade total, muita visibilidade e controle dos gastos públicos com obras e serviços para a população, é o que garante o prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, deputado Eures Ribeiro (PV), que acaba de instalar a Comissão de Transição para saber a real situação em que se encontra a Prefeitura para as primeiras medidas a serem adotadas a partir de 1º de janeiro de 2013, data de sua posse. O deputado vem dividindo a sua atividade parlamentar com contatos com os titulares das diversas secretarias estaduais e órgãos federais com os quais a prefeitura mantém relacionamento, em busca de relações e soluções para Bom Jesus da Lapa, visando com isto fortalecer o início de sua gestão, para responder aos apelos da população que o elegeu com uma ampla maioria de votos.
EsperaFora da Câmara Federal após o retorno dos titulares, Sérgio Barradas Carneiro e Emiliano José esperam para ser reaproveitados pelo governo da Bahia em alguma função estratégica. Apesar da expectativa, comenta-se nos bastidores que, além dos futuros ex-prefeitos Moema Gramacho e Luiz Caetano e da futura ex-vereadora Olívia Santana, eles também podem ficar de fora do rearranjo do secretariado de Jaques Wagner.
PreguiçaDepois de denúncias de moradores da região do Centro Histórico e das imediações da avenida Contorno, a vereadora Andrea Mendonça (PV) prometeu questionar, junto ao Ministério Público, a requalificação da praia da Preguiça proposta pela Bahia Marina. Segundo lideranças comunitárias, a praia ficará fechada ao acesso ao público, terminando com um dos últimos redutos da população da área naquele trecho da cidade.
TerrasA regularização fundiária de terras públicas estaduais, rurais e devolutas ocupadas por Comunidades Remanescentes de Quilombos e de Fundos e Fechos de Pastos está em pauta na Assembleia Legislativa. Relator do Projeto de Lei, de origem do Executivo, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) disse ontem que a peça já tramita na Casa e que a proposta pretende conceder direito real de uso do terrirório a uma vertente de povos tradicionais. “Esse direito é um grande avanço do Estado e uma conquista destas comunidades tradicionais”, avaliou.
Tiro o chapéuO líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), tirou o chapéu para várias personalidades, durante o programa “Pra quem você tira o chapéu”, na rádio Subaé AM de Feira de Santana. O petista disse que Colbert era seu “amigo pessoal” e destacou “ser uma pena” que ele tivesse ido para o lado adversário. Sobre João Durval, Zé Neto lembrou que ele o apoiou para senador em 2006, mas o apoio não teria sido retribuído em 2012, quando o petista foi candidato à prefeitura de Feira. “Mas é bom lembrar que o senador teve um papel importante na história da política de Feira de Santana, tanto do ponto de vista do estado quanto do próprio município, nas construções todas que ele trouxe, e isso não se apaga”.
Campanha A deputada Luiza Maia (PT) lançou, ontem, no plenário da Assembleia, uma campanha para que a UPB tenha, pela primeira vez na história, uma mulher no cargo máximo da entidade. Direta, a petista pediu o apoio dos colegas, dirigindo-se especialmente aos que possuem ligação direta com gestores no interior, para a socialista Maria Quitéria Mendes, prefeita reeleita de Cardeal da Silva, que atualmente ocupa a vice-presidência da UPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário